Starbucks Reserve Roastery: experiência como ação de branding

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Para quem é amante de branding e também da marca do Starbucks, talvez já tenha notado uma placa que existe em todas as suas lojas que diz: – Prometemos a sua bebida perfeita sempre. Se não estiver, faremos de novo para garantir sua satisfação. – Essa é promessa do Starbucks que vai além de missão, visão ou plataforma de valor. Uma promessa simples de ser cumprida e entendida por todas as pessoas envolvidas na operação. E no meio dessa promessa, podemos fazer a indagação do que seria a bebida perfeita. Aliás, para amantes de café e grandes entendedores, a bebida do Starbucks nem é considerada tão boa. Mas para um público em geral e amantes da marca, é o melhor café do mundo. E isso talvez se dê pela experiência que a loja oferece e confiança na marca adquirida com o tempo.

E para mostrar a construção do valor da marca, destacamos o Starbucks Reserve Roastery, pois podemos dizer que esses locais são verdadeiros templos de experiência relacionado ao café, um local onde você pode ver o processo dos grãos de café sendo torrados, processados para consumo e percorrendo um cano por toda a loja até caírem na máquina que vai direto para a sua xícara.

No conceito de Roastery, e da loja, você não encontrará apenas atendentes, como nas demais lojas espalhadas pelo globo, mas todo um time de profissionais entre consultores, baristas, mixologistas, torrefadores e especialistas em relacionamento com o público desde a entrada. Tudo é exposto, da máquina de torrefação ao processo. Além de uma seleção de grãos de diversos locais do mundo, fortalecendo a marca como uma especialista em qualidade em café. Muitos dos clientes que passam por lá talvez, ou com certeza, nem entendem tecnicamente de café, processos e sua história. Mas apreciam e bebem, o que é o suficiente para a marca. E o melhor é o encantamento com o espaço, estrutura e magia por trás da promessa deles. A loja virou uma atração turística em todos os lugares que existe, e ela reforça a qualidade da marca Starbucks em todos os seus pontos de venda de diversos países.

E mesmo para quem não gosta de café, o espaço é dividido em diversos ambientes: o bar principal, o experience bar com café tradicionais feitos por baristas de forma artesanal em sua frente, um bar de cocktails com cardápio variado, uma bakery com croissants e pães quentinhos, e uma loja para comprar os grãos favoritos, além de vários acessórios. É um espaço para todos os públicos e gostos, até para quem quer apenas tirar foto ou aproveitar a rede wi-fi.

E além de toda a experiência diferenciada, a loja uniu o que tinha de melhor em design, decoração, paleta de cores, som, cheiro e arquitetura para fazer uma viagem na história do café e remeter à cidade local. E é perceptível aspectos de uma plataforma de branding em toda a loja, desde o seu tom de voz, personalidade e posicionamento. Mais do que a promessa, percebemos um propósito sobre o porquê deles fazerem o que fazem. De levar conhecimento sobre o produto e permitir que o público seja mais crítico na hora de escolher o seu café e ambiente. E todo esse movimento é responsável pelo brand equity, pois ele fortalece a marca como um todo, atrai brand lovers e cria diferenciação. O processo de branding vai além de um brand book aprovado pela diretoria de uma empresa e deixado em uma gaveta. Ele é responsável por alinhar todo ponto de contato do consumidor com a marca, e criar valor em cada ação, gerando desejo, memórias e convertendo em venda. Não apenas pontual, mas a longo prazo.

Então sempre que você notar a placa com a promessa da bebida perfeita, lembre-se que vai muito além dela. Esse é o poder de uma marca bem construída. E qual é a promessa da sua marca? Ou melhor, porque ela existe?

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